sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O papai e o bebê





Nos primeiros dias do bebê em casa, é comum o papai sentir-se excluído da relação emocional construída entre a mamãe e o novo integrante da família. Mas a verdade é que essa ligação não é exclusividade feminina. Embora não amamente, o homem também pode, e deve, participar desse momento tão especial da vida do nenê, atitude que contribui para o fortalecimento do vínculo afetivo com o recém-nascido.
Além disso, estudos recentes mostram que a figura do pai no cotidiano do bebê desde os primeiros dias de vida traz conforto e segurança para a mamãe e para a criança. Então, que tal aproveitar a licença-paternidade para dedicar-se exclusivamente à nova família?

Cuidados de pai

E não pense que esse envolvimento, principalmente nos primeiros meses de vida do bebê, quando a amamentação consome grande parte do tempo, é algo difícil de conquistar. A participação paterna pode acontecer na preparação do ambiente para o aleitamento, bem como na divisão das tarefas rotineiras, como dar banho e trocar fraldas. Aproveite esses momentos para conversar com o pequeno, cantar para ele e acariciá-lo.

Depois das mamadas, o papai também pode segurar o bebê para arrotar e colocá-lo para dormir. Isso vai ajudar a mamãe a descansar e a recuperar as energias. Outra forma de o pai estreitar os laços afetivos é por meio de massagens, que acalmam e ajudam a aliviar as cólicas. É importante também reservar um tempinho para observar as expressões que a criança já capaz de fazer.

Outro aspecto importante que pode influenciar no desenvolvimento do bebê é a maneira como o pai interage. Seus estímulos são mais físicos, diferentes dos da mãe, que tende a sorrir e conversar mais. A combinação dos dois torna-se uma experiência enriquecedora para o nenê, que se torna mais confiante e receptivo às mudanças.

Atenção para a mamãe

A maneira como o papai age também afeta o comportamento da mamãe. Para deixá-la mais tranquila e confiante, é importante ajudar nas tarefas da casa, como lavar louça, lavar e passar roupa, cozinhar, limpar a casa, fazer compras, etc.

E, como essa é uma fase em que a mulher fica mais sensível, o homem deve ajudá-la a sentir-se bonita de novo. É importante também reservar algum momento para ficarem a sós.

Lembre-se: as crianças não vêm com manual de instruções. Por isso mesmo, papai e mamãe de primeira viagem devem aprender juntos como cuidar do bebê e fazer desse período o melhor possível!

Fonte:     


Nenhum comentário:

Postar um comentário