quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Quais as vantagens da amamentação?


. O leite materno é o alimento mais completo que existe para o bebê até o sexto mês. Por isso não é preciso complementar com outros leites, mingaus ou suquinhos, fazendo economia para o orçamento familiar;

. O leite materno é muito fácil de digerir e não sobrecarrega o intestino e os rins do bebê. Isso explica porque as fezes do bebê são aguadas (amarelas ou verdes), e que a urina se apresenta bem clarinha e abundante;

. Ele protege o bebê da maioria das doenças;

. É prático, não precisa ferver, misturar, coar, dissolver ou esfriar;

. Está sempre pronto, a qualquer hora e lugar;

. Transmite amor e carinho, fortalecendo os laços entre a mãe e o bebê;

. Protege a mãe da perda de sangue em grande quantidade depois do parto;

. Também protege a mãe de anemia porque impede a mentruação;

. A amamentação diminui as chances de a mãe ter câncer de mama e de ovário.


Será que existe leite fraco?

Não. O leite nunca é fraco. A aparência do leite muda conforme a fase da amamentação: nos primeiros dias o leite é geralmente em pequena quantidade. É o colostro, um leite concentrado, nutritivo e com muitos anticorpos. É a primeira vacina do bebê. Com o passar do tempo, o peito produz um leite adequado às necessidades e à idade do bebê, mudando de aparência conforme a duração da mamada. No início ele é até mais aguado e ao final da mamada é mais gorduroso.
O que fazer para ter bastante leite.

Quando o bebê começa a mamar, quando nasce, ainda na sala de parto, a descida e a produção do leite são mais rápidas. Quanto mais o bebê mama, mais leite se produz. A produção do leite acontece quando o bebê suga. 
Para manter boa produção do leite, a mãe deve oferecer o peito ao bebê sempre que ele quiser e amamentar durante a noite. Descansar também ajuda. Para o bebê mamar mais, não dê a ele chás, água, sucos ou outro tipo de leite nos primeiros meses de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário