sexta-feira, 18 de março de 2011

Evitar e tratar fissuras mamárias melhora a amamentação

 FISSURAS DO MAMILO (bico do peito rachado):


As fissuras do mamilo ocorrem no seio despreparado, devido à má posição da criança no momento da mamada e, principalmente, devido à técnica incorreta de sucção.





Para evitar a fissura :
  • A mãe deve preparar a mama durante o pré-natal utilizando estratégias para o fortalecimento dos tecidos areolar e mamilar, tais como: banho de sol nos seios, fricção de toalha, utilização de sutiã de algodão com orifício na região mamilar, passar uma bucha (sem sabão) nos seios no momento do banho.
  • É comum as mães passarem cremes hidratantes no seio para prevenir estrias. CUIDADO! Passe no "seio" e não no mamilo. O uso de cremes poderá amenizar o aparecimento de estrias mas seu efeito sobre o mamilo será deixar a pele mais fina favorecendo o aparecimento de fissuras.
  • A posição adequada da criança no momento da mamada é fundamental para o não aparecimento de fissuras.

Veja como posicionar a criança corretamente no momento da mamada :
 


  • Segure o seio posicionando a mão em forma de "C" (observe a figura). E após a criança começar a mamar deixe o seio livre.
  • Observe que o corpo da criança está de frente para o corpo da mãe estando com a barriguinha encostada na barriga da mãe.
  • A criança deve por na boca o máximo de aréola possível. Se a criança colocar apenas o "bico" do peito na boca não sairá leite suficiente e o bebê poderá ficar irritado, adormecer devido ao cansaço de sugar e acordar logo depois devido à fome. O maior tempo do bebê no seio realizando sucção inadequada ocasionará fissuras.
  • Não se preocupe com a respiração do bebê. Não aperte o seio para livrar o nariz do bebê pois você estará dificultando a saída do leite pelos ductos mamários. O bebê possui o reflexo de jogar a cabecinha para trás quando sentir-se sufocado ou mesmo quando já estiver satisfeito.
O aparecimento de fissuras não significa interromper a amamentação. As fissuras causam dor mas não impedem que a mãe continue a amamentar seu bebê, até mesmo por que elas cicatrizam rapidamente se a mãe tomar as devidas providências. 

Para tratar da fissura: 

  • A mãe deve corrijir a posição da mamada, seguindo as orientações citadas anteriormente.
  • Os mamilos devem ser lavados apenas uma vez ao dia, no momento do banho, e deve-se usar pouco ou nenhum sabão.
  • A mãe deve expor os mamilos ao ar e ao sol tanto quanto possível no intervalo das mamadas, ou dar banho de luz com lâmpadas de 40 watts, colocada a um palmo de distância da mama 10 minutos de cada lado, 3 x dia.
  • Lavar os mamilos com o próprio leite materno após as mamadas, pois o leite materno possui efeito cicatrizante.
  • A mãe deve mudar a posição costumeira, colocando a criança numa posição diferente para mamar.
  • Nos casos graves, dependendo da extensão da fissura, a mãe deve suspender a sucção direta ao seio por um período de 24 a 48 hs, ordenhar a mama e oferecer o leite na colherinha ou conta-gota.
  • O uso tópico de pomadas cicatrizantes as vezes é indicado.  No entanto, no momento da mamada deve-se lavar o seio retirando-se toda a pomada.

    As fissuras mamárias são uma das principais causas de interrupção da amamentação, mas podem ser evitadas e tratadas sem prejuízo para mãe e bebê. “Se apresentar dor durante a mamada, coloque um dos dedos na lateral da boca do bebê para permitir a entrada de ar e afaste-o do seio. Variar a posição do bebê para mamar é a principal forma de evitar dores e rachaduras na região dos mamilos”, afirma Eneida Bittar, enfermeira consultora em aleitamento pela UCLA-CA (University of Califórnia, Los Angeles). Manter esta parte do corpo limpa e protegida também é fundamental. 

    “Caso apareçam as fissuras, tratá-las sem interromper a amamentação é possível. O uso de pomadas para proteger o contato da saliva do bebê direto com a fissura, é umas das alternativas para que diminua a sensibilidade e possibilite a continuidade da amamentação”, afirma Eneida Bittar. Pomadas à base de dexpantenol (vitamina B5) podem ajudar a acelerar o processo de cicatrização e regeneração da pele sensível dos mamilos.

   A especialista lembra que tratar as rachaduras o quanto antes garante que o momento da amamentação continue a ser prazeroso para a mãe, o que estimula a continuidade do aleitamento materno. “Caso não apresente melhora, é necessário avaliação de um especialista para a prevenção de complicações”, orienta a enfermeira Eneida.

Fonte: http://www.nutriweb.org.br/n0102/probamam.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário