quarta-feira, 2 de março de 2011

Hora de tirar as fraldas

   Afinal, qual é o momento certo de tirar as fraldas do bebê?
   Todos os pais, principalmente os de primeira viagem, ficam em dúvida sobre qual é o momento mais adequado para dar início à retirada das fraldas do seu filho. Mas. existe mesmo um momento mais adequado para dar início a este processo?
   Bom, é muito importante entender que não basta deixar a criança pelada, fazendo xixi à vontade. A partir de um ano e meio a criança já está fisiologicamente pronta para fazer xixi no penico. Nessa idade, ela já adquiri o controle dos músculos e nervos do ânus e da uretra. Porém, para conseguir realizar tal tarefa, precisará da orientação e muita paciência dos pais.
   Passar a viver sem o uso de fraldas dependerá, e muito, da maturidade da criança. Até os 4 anos, no entanto, acidentes ainda serão normais. O que é realmente importante é que essa habilidade deve ser treinada continuamente pelos pais para que possa tornar-se parte da rotina da criança. Para conseguir isso é importante que ela entenda o que é o xixi na fraldam que o cocô desce pela descarga e a importância dos hábitos de higiene. Experimente perguntar se ela gostaria de usar o banheiro. A partir do momento em que entendem essas questões, passarão a mostrar a fralda molhada ou avisarão que vão fazer cocô. Também não suportarão mais ficar sujas e pedirão para serem trocadas.
   A fralda diurna deve ser a primeira a ser abolida. Uma boa tática é colocar a criança, assim que acordar, no penico ou no vaso sanitário (se possível, compre um redutos de assento, peça fundamental para deixar o seu filho mais seguro). No início, pode ser  que ele faça apenas um pinguinho de xixi. Com o passar do tempo, leve-o a cada duas horas ao banheiro. Com o cocô é mais fácil, por que a criança já está habituada a fazer sempre no mesmo horário.
   A partir do momento que seu filho conseguir controlar o xixi e o cocô e aprender a usar o penico ou vaso sanitário (o que pode levar até quatro meses), é hora de abandonar a fralda noturna. Para isso ele deverá dormir na cama, pois pode dar vontade de correr para o banheiro durante a noite. Também é essencial extinguir a última mamada. E a regra principal: antes de dormir, a criança precisa fazer xixi.
   Importante: Não é aconselhável retardar a época certa de desfraldar. A criança pode se acomodar e, depois, o processo ficará mais  complicado. Também é péssimo forçar a barra. Quando não está preparada, a criança acaba segurando demais o xixi. Se isso acontecer, os pais precisarão abandonar o processo por uns 15 dias para só então tentar novamente.
   Algumas dicas para retirar as fraldas com mais tranquilidade.
   1ª semana
   Leve o seu filho ao banheiro a cada duas horas para fazer xixi. No caso de cocô, respeite os horários de costume. Permaneça todo o tempo ao lado dele, sem apressá-lo, até que ele finalize a tarefa. Limpe-o e vista a cueca ou calcinha.
   Dica: festeje com ele as primeiras vezes do xixi e cocô no peniquinho.

   2ª semana
   Continue levando a criança para fazer xixi e cocô, mas deixe-a sozinha no banheiro. Peça que o chame quando terminar.
   Dica: recaídas são esperadas. Jamais dê bronca, diga que não tem problema, qie dá próxima vez ela conseguirá chegar a tempo no banheiro.

   3ª semana
   Deixe a decisão de ir ao banheiro por conta da crainça, mas pergunte se não está copm vontade pelo menos umas quatro vezes ao dia.
   Dica: quem limpa a criança são os pais, mas mostre para ela como se faz. Nunca se esqueça de apertar a descarga e lavar as mãos (as suas e as da criança) depois de usar o banheiro.

   4ª semana
   A partir desta data, não pergunte nem ofereça. Deixe que a criança vá ao banheiro por conta própria.
   Dica: compre cuecas e calcinhas coloridas e com personagens para incentivá-la.


Fonte: Revista Bambinos & Bambinas (pag 24) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário