quinta-feira, 8 de março de 2012

Durante a gravidez: cuidados com as mamas e mamilos

O tamanho, a forma ou a simetria das mamas antes da gravidez têm pouco a ver com a capacidade de amamentar. A maior contribuição para a variação de tamanho das mamas é da gordura que rodeia o tecido mamário mas não tem qualquer papel na produção de leite.
Com o decorrer da gravidez as suas mamas irão sofrer alterações, ficando maiores e mais pesadas. A área à volta do mamilo (aréola) ficará mais escura e mais sensível, como consequência da preparação para a produção de leite. Algumas mulheres poderão apresentar uma pele mais sensível, o que não tem importância para o aleitamento materno, e irá resolver-se espontaneamente nas primeiras semanas após o parto. O crescimento das mamas durante a gravidez é um bom indicador de que estão se preparando para produzir leite.
Não é necessário fazer nada de especial para preparar as suas mamas para a amamentação, tal como massagens com cremes, fricções ou expressão de colostro, nem é necessário "endurecer" os mamilos.
Lave os seus seios com água sem sabão (para não remover os óleos naturais da sua pele), durante a sua higiene diária. Utilize um soutiã confortável, não apertado.
Algumas vezes os mamilos podem ser pequenos (mamilos rasos) ou até parecerem "puxados" para dentro (mamilos invertidos) parecendo não terem tamanho para o bebé poder mamar bem, para fazer uma boa pega. Na maior parte das vezes, estas configurações não acarretam problemas para o bebê mamar (o bebê mama no peito e não no mamilo), podendo apenas e esporadicamente dificultar nos primeiros dias. Também não existe evidência das vantagens de qualquer preparação ou manipulação pré natal dos mamilos.
Os implantes de silicone não impedem ou interferem com o aleitamento materno e não têm impacto no bebê. Igualmente, no caso de redução mamária, a maior parte das mulheres consegue amamentar. No entanto, é possível que nos primeiros dias após o parto seja necessário ajuda devido a alguma dificuldade de produção de leite. Neste caso, deverá dar de mamar de forma frequente, sem restrições e horários, de forma a aumentar a quantidade de leite, evitando leites artificiais que impedirão uma maior estimulação das mamas.

Em resumo:
  • Amamente logo após o parto;
  • Enquanto se encontrar internada, após o parto, solicite o alojamento conjunto, para poder dar de mamar frequentemente e ter mais contato com o seu filho;
  • Aprenda a ler os sinais do seu filho, particularmente e reconhecer os sinais de fome;
  • Peça que não dêem ao seu bebê chupetas ou mamadeiras, sem sua autorização;
  • Tenha confiança de que o seu leite aumentará nos primeiros dias de vida;
  • Procure ter poucas visitas na maternidade e nos primeiros dias em casa, para ter tempo para si, para o seu filho e para dar de mamar;
  • Procure identificar a quem recorrer depois de ir para casa;
  • Tenha uma bomba para retirar leite, para as várias situações em que serão úteis e procure aprender a usá-la;
  • Tenha certeza que dar de mamar se aprende e por isso é preciso ter paciência.