Brincadeira é Coisa Séria!
As brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança e também é uma forma de auto-expressão. Talvez poucos pais saibam o quanto é importante o brincar para o desenvolvimento físico e psíquico do seu filho. A idéia difundida popularmente limita o ato de brincar a um simples passatempo, sem funções mais importantes que entreter a criança em atividades divertidas.
A criança começa a receber informações do mundo desde a hora que nasce. É através da interação com os adultos: pais, familiares, babás e professores que a criança obtém a maior parte destas informações, por isto tanto a casa como a escola devem ser ambientes estimulantes e prazerosos, para que favoreçam o desenvolvimento. Portanto, o brincar e o brinquedo, tem um papel fundamental na aprendizagem e nas aquisições do desenvolvimento.
Assim que a criança começa a manipular os brinquedos ela tem sensações muito prazerosas que a levam a repetir a mesma ação, várias vezes, iniciando a aprendizagem do mundo, desenvolvendo a inteligência, a linguagem, a coordenação motora e os aspectos afetivo-emocionais.
É através dos brinquedos e das brincadeiras que a criança vivencia o mundo e as situações de vida diária, com isto aprende conceitos inteligentes, faz representações do mundo, interage com adultos e crianças o que estimula sua comunicação e ainda, aprende a lidar com situações e sentimentos.
Quanto mais a criança for estimulada melhor será seu desenvolvimento, mas cuidado estimular não significa perseguir a perfeição, a estimulação acontece de forma natural através do carinho, das conversas, do brincar e das regras.
Assim que a criança começa a manipular os brinquedos ela tem sensações muito prazerosas que a levam a repetir a mesma ação, várias vezes, iniciando a aprendizagem do mundo, desenvolvendo a inteligência, a linguagem, a coordenação motora e os aspectos afetivo-emocionais.
É através dos brinquedos e das brincadeiras que a criança vivencia o mundo e as situações de vida diária, com isto aprende conceitos inteligentes, faz representações do mundo, interage com adultos e crianças o que estimula sua comunicação e ainda, aprende a lidar com situações e sentimentos.
Quanto mais a criança for estimulada melhor será seu desenvolvimento, mas cuidado estimular não significa perseguir a perfeição, a estimulação acontece de forma natural através do carinho, das conversas, do brincar e das regras.
O elogio a cada progresso e ganho, atua como reforço positivo. Estimular significa “fazer coisas”, participar, e não dar ordens ou instruções.
Na primeira fase da vida, a criança aprende através do modelo do adulto, imitando-o. Se as brincadeiras e obrigações forem permeadas de bom humor, fantasias e jogos, teremos situações muito divertidas de aprendizagem.
Estimular significa repetir inúmeras vezes os modelos até que sejam internalizados.
Se ordens forem necessárias, devem ser seguidas de ações que as demonstre.
Estimular é dar atenção, é olhar para a criança e parar para ouvi-la.
Estimular é saber dizer não. Manter uma disciplina simples e coerente é importante para que a criança saiba seus limites, possa organizar a si e ao seu mundo e se sentir segura.
Muitas vezes o não causa resistência e rebeldia, dar uma possibilidade de escolha para a criança diminui este sentimento.
As regras favorecem a auto - estima. A criança precisa de organização do mundo externo para poder crescer e se desenvolver.
Na disciplina está incluído o ritmo, as rotinas, a hora do lanche, de brincar, do banho, de dormir... O ritmo se tornará um hábito agradável para a criança e evitará muitas brigas na hora de fazer as coisas.
Como a rotina dá segurança, com ela a criança pode prever o que acontecerá no momento seguinte.
Então lembre-se... brincar é fundamental!
Na primeira fase da vida, a criança aprende através do modelo do adulto, imitando-o. Se as brincadeiras e obrigações forem permeadas de bom humor, fantasias e jogos, teremos situações muito divertidas de aprendizagem.
Estimular significa repetir inúmeras vezes os modelos até que sejam internalizados.
Se ordens forem necessárias, devem ser seguidas de ações que as demonstre.
Estimular é dar atenção, é olhar para a criança e parar para ouvi-la.
Estimular é saber dizer não. Manter uma disciplina simples e coerente é importante para que a criança saiba seus limites, possa organizar a si e ao seu mundo e se sentir segura.
Muitas vezes o não causa resistência e rebeldia, dar uma possibilidade de escolha para a criança diminui este sentimento.
As regras favorecem a auto - estima. A criança precisa de organização do mundo externo para poder crescer e se desenvolver.
Na disciplina está incluído o ritmo, as rotinas, a hora do lanche, de brincar, do banho, de dormir... O ritmo se tornará um hábito agradável para a criança e evitará muitas brigas na hora de fazer as coisas.
Como a rotina dá segurança, com ela a criança pode prever o que acontecerá no momento seguinte.
Então lembre-se... brincar é fundamental!
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