quinta-feira, 26 de maio de 2011

Acordar ou não os bebés para amamentar?

 Se você faz parte do time das sortudas que, em vez de ter o sono interrompido pelo pequeno, estão em dúvida se devem ou não despertá-lo para dar leite no meio da noite, os médicos recomendam que se fique tranquila. A regra geral é que, se o seu bebê está se desenvolvendo normalmente - mamando bem e ganhando peso -, você não precisa acordá-lo. Pode esperar que ele desperte sozinho.
 
Com cerca de 1 mês, o bebê já é capaz de fazer o próprio horário, segundo Márcia Regina da Silva, enfermeira-chefe do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAM) do Hospital São Luiz, em São Paulo. "É o bebê que estabelece o próprio ritmo de sono e mamada", explica ela, enfatizando a importância das mamadas em livre demanda, ou seja, quando se oferece o leite sempre que o bebê precisar, sem seguir horários rígidos.

Normalmente os recém-nascidos dormem bastante, entre 17 e 18 horas por dia nas primeiras semanas de vida e 15 horas por volta do terceiro mês. Ainda assim, eles quase nunca dormem mais que três ou quatro horas por vez.

Isso se reflete também no padrão das mamadas. Ao final da primeira semana de vida, o bebê passa a mamar de seis a oito vezes por dia. Mas, se ele começar a dar umas espichadas no sono, principalmente à noite, é normal. Aproveite para descansar! Alguns (poucos!) bebês já dormem a noite toda aos 2 meses de vida.

"No período noturno (entre meia-noite e 6 horas da manhã), se a criança estiver ganhando peso satisfatoriamente, não é problema deixá-la dormir durante seis horas", diz Clery Bernardi Gallacci, pediatra responsável pelo berçário do Hospital e Maternidade Santa Joana. De dia, a médica recomenda que o bebê não fique mais de quatro horas sem mamar.

O pediatra Fábio Picchi Martins, concorda. Se o bebê começar a dormir muito durante o dia e espichar os intervalos diurnos para mais de 5 horas, vai dormir mal à noite. "Durante o dia, entre três a quatro horas após a última mamada, é conveniente iniciar o ritual da próxima refeição, como a troca de fraldas, por exemplo", diz ele.

Como o ganho de peso varia muito de bebê para bebê nessa fase, o acompanhamento de um pediatra é importante para ajudar você a saber se ele está crescendo bem. Nas consultas de rotina, o médico sempre vai pesar a criança e, se notar algo diferente, poderá recomendar a interferência no sono e ritmo de mamada do bebê.

Não é recomendado que um recém-nascido fique muito tempo em jejum, se ele estiver há mais de quatro horas sem mamar ou estiver com dificuldade em ganhar peso. Siga as orientações do pediatra.
 
Se você notar que o seu recém-nascido está sonolento demais, é bom consultar o pediatra, pois pode ser sinal de algum problema, como hipoglicemia ou desidratação.

Fonte:  http://brasil.babycenter.com/baby/amamentacao/acordar-horas-pergunta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário