quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Aconselhamento sobre aleitamento

Durante a gravidez
É certo que o aleitamento materno é uma capacidade que se aprende, entretanto pode ser vulnerável a experiências negativas, desconhecimento ou falta de apoio. O aconselhamento em amamentação deverá ser parte importante do seguimento pré natal, já que as dúvidas, as preocupações e as ansiedades são normais.
Ao longo da gestação surge inúmeras dúvidas que poderão ocorrer no que diz respeito ao aleitamento materno. Quanto mais próximo da data de parto maiores e mais frequentes serão essas preocupações e essas dúvidas.
Você poderá se perguntar se irá realmente ser capaz de amamentar, o que irá fazer quando voltar para o emprego, se irá ter leite ou se o leite será bom. Pode ficar angustiada com o que irá acontecer e o que deverá fazer quando o seu filho nascer.
É normal que pense em todas estas questões e outras, o que só mostra a sua vontade de amamentar e de ter sucesso.
O fato de pensar nelas e se informar previamente já é um passo relevante para que esteja melhor ou, pelo menos, mais preparada para os problemas e as dificuldades que possam surgir.
Procure apoio e ajuda junto dos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros), de grupos de apoio ou de amigas que tenham amamentado. Informe-se em livros, encontros ou em sites na Internet. Converse com o seu companheiro e com sua família e observe mães amamentado.
 
Segue algumas noções úteis durante a gravidez:
 
Se você ou seu companheiro tem alguma alergia (asma, eczema, febre dos fenos) poderá ser útil evitar alimentos que possam provocar alergias no bebé. Porém o aleitamento materno exclusivo é muito importante para evitar ou diminuir a gravidade destas alergias;
A aprendizagem da técnica de extração manual de leite poderá ser útil, e irá aumentar a sua confiança, após o parto, quando necessitar de usá-la.
 
   

Durante a gravidez: cuidados com as mamas e mamilos
O tamanho, a forma ou a simetria das mamas antes da gravidez tem pouco a ver com a capacidade de amamentar. A maior contribuição para a variação de tamanho das mamas é da gordura que rodeia o tecido mamário mas não tem qualquer papel na produção de leite.
Com o decorrer da gravidez as suas mamas irão sofrer alterações, ficando maiores e mais pesadas. A área em volta do mamilo (aréola) ficará mais escura e mais sensível, como consequência da preparação para a produção de leite. Algumas mulheres poderão apresentar uma pele mais sensível, o que não tem importância para o aleitamento materno. O crescimento das mamas durante a gravidez é um bom indicador de que as mesmas estão sendo preparadas para produzir leite.
Não é necessário fazer nada de especial para preparar as suas mamas para a amamentação, tal como massagens com cremes, fricções ou expressão de colostro, nem é necessário "endurecer" os mamilos.
Lave os seus seios com água sem sabão (para não remover os óleos naturais da sua pele), durante a sua higiene diária. Utilize soutiã confortável e não apertado.
Algumas vezes os mamilos podem ser pequenos (mamilos rasos) ou até parecerem "puxados" para dentro (mamilos invertidos) parecendo não terem tamanho para o bebé poder mamar bem, para fazer uma boa pega. Na maior parte das vezes, estas configurações não acarretam problemas para o bebé mamar (o bebé mama no peito não no mamilo), podendo apenas e esporadicamente dificultar nos primeiros dias. Também não existe evidência das vantagens de qualquer preparação ou manipulação pré natal dos mamilos.
Os implantes de silicone também não impedem ou interferem o aleitamento materno e não têm impacto no bebé. Igualmente, no caso de redução mamária, a maior parte das mulheres consegue amamentar. No entanto, é possível que nos primeiros dias após o parto seja necessário ajuda devido a alguma dificuldade de produção de leite. Neste caso, deverá dar de mamar de forma frequente, sem restrições e horários (livre demanda), de forma a aumentar a quantidade de leite, evitando leites artificiais que impedirão uma maior estimulação das mamas.
 
Em resumo:
  • Amamente logo após o parto;
  • Enquanto se encontrar internada, após o parto, solicite o alojamento conjunto, para poder dar de mamar frequentemente e ter mais contato com o seu filho;
  • Aprenda a ler os sinais do seu filho, particularmente e   reconhecer os sinais de fome;
  • Peça que não dêem ao seu bebé chupetas ou mamadeiras, sem sua autorização;
  • Tenha confiança de que o seu leite aumentará nos primeiros dias de vida;
  • Procure ter poucas visitas na maternidade e nos primeiros dias em casa, para ter tempo para si, para o seu filho e para dar de mamar;
  • Procure identificar a quem recorrer depois de ir para casa;
  • Tenha uma bomba para retirar leite, para as várias situações em que serão úteis e procure aprender a usá-la;
  • Tenha consciência que dar de mamar  se aprende porém é preciso dar tempo ao tempo.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário