sexta-feira, 4 de março de 2011

Alimentação saudável na gestação

Afinal, quais são os alimentos que devem ser consumidos pela gestante?

   Comer bem durante a gravidez é fundamental para o bom desenvolvimento do bebê. Mas, afinal, quais são os alimentos que devem ser consumidos nesse período? Essa é uma questão importantissima e todas as informações a esse respeito deveriam ser acessíveis a todas as gestantes.

    A alimentação correta durante a gravidez fornece a energia e os nutrientes necessários para que o bebê possa se desenvolver com saúde. Por esse motivo, o cardápio das gestantes precisa ser rico e variado. Não pode faltar no prato da futura mamãe cereais, leguminosas, laticínios, carnes, peixes, hortaliças e frutas.Confira, a seguir, as vantagens de cada um deles:
     
     - Carnes magras, aves e peixes: vitaminas do complexo B, ferro e especialmente proteínas (todos essenciais para o desenvolvimento do feto) são encontrados nesses alimentos,são recomendados pelo menos 2 vezes ao dia;
     
     - Leguminosas (feijão, grão-de-bico e soja): esses alimentos contém ferro, um nutriente que reduz os riscos de anemia e, por isso mesmo, não pode ficar ausente do cardápio das grávidas, procure ingerir 1 concha rasa em cada refeição, no almoço e no jantar;
     
     - Laticínios (leite, quiejo e iogurte): são excelentes fontes de proteína e também de cálcio, um mineral que contribui para a formação dos ossos e dos dentes do bebê;
     
     - Grãos e cereais (pães, arroz, aveia e massas): alimentos preparados com farinhas de trigo e milho são fundamentais, pois estes são enriquecidos com ácido fólico, uma vitamina essencial para a prevenção de defeitos congênitos, a vitamina do complexo B que previne a má formação do tubo neural, que afeta o cérebro e a medula espinha da criança.  No campo das raízes, não deixe faltar batata, mandioca, inhame e cará;
 
     - Hortaliças: são também fontes de ácido fólico. Inclua na alimentação diária muitas verduras como agrião, alface, brócolis, couve, etc. Pelo menos 1 prato de sobremesa no almoço e no jantar. Legumes também são fundamentais para que você adquira os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê, abóbora, cenoura, chuchu, repolho, beterraba, quiabo, jiló são ótimos 2 vezes ao dia no almoço e no jantar.

     - Frutas: são ricas em fibras, por isso ajuda a regular o trabalho do intestino e previnem a prisão de ventre durante a gravidez.3 porções por dia distribuídas nas refeições está de bom tamanho:1 unidade ou fatia por vez. Exemplo: 1 maçã ou uma banana inteira ou 1 fatia de melancia ou abacaxi. Sempre que possível, use pelo menos 1 fruta rica em vitamina C como laranja, limão, tangerina, goiaba, manga, caju ou acerola.

Importante: A maioria das gestantes, agreditam que devam comer o que sentir vontade. Porém, junta a ansiedade, que muitas vezes ronda a gestação e acabam atacando tudo que vêem pela frente! O que resulta? Quilos e quilos a mais!
 
   Durante a gestação, os bebês se desenvolvem muito rapidamente e uma alimentação correta e balanceada é fundamental para seu crescimento saudável.

   Procure fazer de 4 a  6 refeições por dia. Não fique muito tempo sem comer. Beba uma boa quantidade de água (mais ou menos 8 copos por dia), preferencialmente nos intervalos das refeições.
  
   Evite alimentos que prejudiquem a alimentação saudável, tais como: salgadinhos, frituras, alimentos gordurosos, refrigerantes, balas, doces, bebidas alcoólicas. Evite excesso de açúcar, óleo e sal.

   Para evitar a anemia por falta de Ferro, aproveite as carnes e vísceras (fígado, miúdos, rim, coração), vegetais verde-escuros (cheiro-verde, coentro, salsa, hortelã, acelga, agrião, brócolis, couve, beldroega, orapronóbis), semente de abóbora, feijão, ervilha, lentilha ou grão de bico ou soja.

   É importante consumir pelo menos 3 porções de frutas por dias. Dê preferência às ricas em vitamina C.

   Não tome chás freqüentemente, principalmente o chá preto ou chá mate durante ou após as refeições.

   No caso de náuseas ou vômitos, o aconselhável é comer de 4 a 6 refeições por dia em pequenos volumes. 

  Inicie a primeira refeição com alimentos mais secos (biscoitos, beiju, pães, torradas). Evite frituras e alimentos gordurosos, assim como beber líquidos durante as refeições. Evite também deitar logo após as refeições.

Consulte sempre um médico


Nenhum comentário:

Postar um comentário