terça-feira, 15 de março de 2011

Cinco sentidos da Amamentação

OLFATO
O bebê precisa cheirar você. Deixe o bebê estar em seu corpo, pele com pele, cheirar seus óleos e essências. Sem dar banho nele na primeira hora, permita que a impressão do cheiro do útero permaneça nele. Estes cheiros irão desencadear a consciência do seu bebê que ele está bem onde ele precisa ser – perto de você!

PALADAR
O bebê precisa do seu gosto. Se você permitir que um bebê “rastrear” pelo seu abdômen para o peito nos primeiros momentos de vida, o bebê vai pegar o seu sabor e responder favoravelmente. Detecção através deste rastreamento vai estimular pescoço, boca e sugar os reflexos na forma das raízes do bebê em torno à procura de um mamilo. Permitir que os lábios dele recolham o mundo à sua volta e como ele encontra o caminho para o seu seio para mamar.

TATO
O bebê precisa tocar você. Jogue fora as luvinhas de bebês! Deixe o bebê “abraçar” o seu peito. Permita que o bebê tome posse dele e de sentir o seu entorno para obter seu suporte. A posição inicial é boa para reclinar um pouco e colocar o bebê na linha média do peito, os olhos ao nível dos mamilos. Apenas deixe o bebê mexer e sentir ao redor. As mãos do bebê são fundamentais para orientar-se para uma posição ideal de amamentação, para navegar e equilibrar a si mesmo para garantir uma boa pega. Seja paciente e com muito apoio, dê tempo para o bebê explorá-lo.

VISÃO
O bebê precisa ver você. Não é por acaso que um recém-nascido tem um alcance da visão limitado. Seu foco é pobre, mas a distância do se alcance de visão é exatamente entre a mãe e o seu rosto durante a amamentação. Esta distância ideal provavelmente evoluiu por causa da amamentação. Então, olhe em seus olhos e deixe o saber que você o vê.

AUDIÇÃO
O bebê precisa ouvir você. Um recém-nascido vai virar a cabeça na direção de sua mãe ou a voz do pai. No útero, o bebê foi embalado e gerado pelos tons suaves da sua voz e os seus batimentos cardíacos. Mesmo ao nascer, a voz terna o toca com amor, confiança, apoio e a confiança ressoam intuitivamente com o bebê. Elogie e converse com o seu bebê constantemente. O bebê que se desenvolve com essa “audiência” amorosa e pacífica, servirá como uma fonte de consolo e carinho para ele.

Fonte:  aleitamento solidário

Nenhum comentário:

Postar um comentário