segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A importância do brincar no desenvolvimento Infantil

Brincadeira é Coisa Séria!

Nossa sociedade mudou, temos uma inversão de papeis e valores, mais informação do que podemos absorver, a mulher trabalha fora, o avanço tecnológico é grande, a família mudou, a criança mudou, o aluno e a escola também mudaram. As mudanças tecnológicas mudaram as formas de brincadeiras. As crianças deixaram de brincar na rua, jogar bola, pular amarelinha e passaram a jogar videogames e jogos de computador, ignorando o sol que brilha a convidar as brincadeiras na rua. Tanta mudança gera confusão e expectativas, por isso, a escolha por este tema que trata da importância do brincar, ou ainda, como o lúdico interfere no desenvolvimento de uma criança. 

As brincadeiras aparentemente simples são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança e também é uma forma de auto-expressão. Talvez poucos pais saibam o quanto é importante o brincar  para o desenvolvimento físico e psíquico do seu filho. A idéia difundida popularmente limita o ato de brincar a um simples passatempo, sem funções mais importantes que entreter a criança em atividades divertidas.

A criança começa a receber informações do mundo desde a hora que nasce. É através da interação com os adultos: pais, familiares, babás e professores que a criança obtém a maior parte destas informações, por isto tanto a casa como a escola devem ser ambientes estimulantes e prazerosos, para que favoreçam o desenvolvimento. Portanto, o brincar e o brinquedo, tem um papel fundamental na aprendizagem e nas aquisições do desenvolvimento.

Assim que a criança começa a manipular os brinquedos ela tem sensações muito prazerosas que a levam a repetir a mesma ação, várias vezes, iniciando a aprendizagem do mundo, desenvolvendo a inteligência, a linguagem, a coordenação motora e os aspectos afetivo-emocionais.

É através dos brinquedos e das brincadeiras que a criança vivencia o mundo e as situações de vida diária, com isto aprende conceitos inteligentes, faz representações do mundo, interage com adultos e crianças o que estimula sua comunicação e ainda, aprende a lidar com situações e sentimentos.

Quanto mais a criança for estimulada melhor será seu desenvolvimento, mas cuidado estimular não significa perseguir a perfeição, a estimulação acontece de forma natural através do carinho, das conversas, do brincar e das regras.
O elogio a cada progresso e ganho, atua como reforço positivo. Estimular significa “fazer coisas”, participar, e não dar ordens ou instruções.

Na primeira fase da vida, a criança aprende através do modelo do adulto, imitando-o. Se as brincadeiras e obrigações forem permeadas de bom humor, fantasias e jogos, teremos situações muito divertidas de aprendizagem.
Estimular significa repetir inúmeras vezes os modelos até que sejam internalizados.

Se ordens forem necessárias, devem ser seguidas de ações que as demonstre.

Estimular é dar atenção, é olhar para a criança e parar para ouvi-la.

Estimular é saber dizer não. Manter uma disciplina simples e coerente é importante para que a criança saiba seus limites, possa organizar a si e ao seu mundo e se sentir segura.

Muitas vezes o não causa resistência e rebeldia, dar uma possibilidade de escolha para a criança diminui este sentimento.

As regras favorecem a auto - estima. A criança precisa de organização do mundo externo para poder crescer e se desenvolver.

Na disciplina está incluído o ritmo, as rotinas, a hora do lanche, de brincar, do banho, de dormir... O ritmo se tornará um hábito agradável para a criança e evitará muitas brigas na hora de fazer as coisas.

Como a rotina dá segurança, com ela a criança pode prever o que acontecerá no momento seguinte.
Então lembre-se... brincar é fundamental! 

Fontes: http://www.webartigos.com            http://www.espaconascer.com.br/artigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário